Kunstler

pílulas de inspiração diária

Do hospital psiquiátrico ás grandes exposições de arte – YAYOI KUSAMA

bolinhas_yayoi-kusama

Muitos já viram as famosas POLK DOTS estampadas por aí, e também se recordam de uma senhora japonesa com peruca colorida e roupas malucas; mas poucos sabem a fundo a história dessa incrível artista chamada YAYOI KUSAMA.

Nascida em Matsumoto no Japão, em uma família de classe média tradicional e, segundo a artista conta, bastante repressora.

YAYOI desde cedo, apresentou sofrer de transtorno obsessivo compulsivo e alucinações, e essa doença se traduzia em muitos desenhos, aquarelas e criação. Sua mãe, nunca apoio a veia artística da filha, chegando até mesmo destruir alguns trabalhos que desde sempre já apresentavam a personalidade tão peculiar da artista.

Cansada do Japão, aos 27 anos, YAYOI KUSAMA se muda para Nova York, aonde passa a andar com diversos artistas renomados e encontra reconhecimentos da sua incrível arte obsessiva.

YAYOI-KUSAMA-PAINTS-DOTS-1024x613-536x321

yayoi-kusama-1960_the-style-factory-blog

Ainda assim, foi somente há dois anos que o trabalho dela ganhou suas primeiras grandes exposições internacionais: em 2011, no Reina Sofía, em Madri, e no Centro Pompidou, em Paris; e, no ano passado, na Tate Modern, em Londres, e no Whitney Museum, em Nova York. Sem falar na sua produção de estampas para a grife Louis Vuitton.

yayoi-kusama-at-The-Centre

Atualmente, YAYOI tem 87 anos, e vive em Tóquio em um hospital psiquiátrico.

Considerada louca por alguns, o que se pode dizer de Yayoi Kusama é que mesmo na sua loucura e em seus desvarios, ela encontrou na arte, a fuga e o tratamento da sua doença, se tornando um dos grandes nomes da Arte Pop, ainda em vida.

Como ela mesmo diz: Se não fosse sua arte, já teria se matado há muito tempo.

kusama_doc

Yayoi-Kusama-81

Não tem como não amar.

Kunstler

Deixe um comentário

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Reflexão

"A simplicidade é a complexidade resolvida." Constantin Brancusi

Aniversariante do mês

Paul Gauguin

VICE US - Creators US

pílulas de inspiração diária